Escultura Caranguejo Manguebeat

Cenografia "Caranguejo com Cérebro", produzida pelo Coletivo Vacilante para a 22a Fenearte em homenagem ao Movimento Manguebeat, uma das maiores expressões culturais de Pernambuco, que rompeu padrões, revolucionou a cena artística brasileira e segue dando frutos até os dias de hoje. A batida do mangue ecoa na música, na literatura, no cinema, na moda, no artesanato e na arte de rua, chamando a atenção para os fluxos sociais e ambientais do Recife.

Coletivo Vacilante

Composto pelos artistas plásticos Luciano Mattos, Heitor Pontes e Alexandre Pons, o Coletivo possui estreita relação com a street art e a cultura pop. A escultura do caranguejo credencia simbologias marcantes do manguebeat, como caixas de som e os números 04, em alusão a Fred 04, autor do manifesto Caranguejo com Cérebro de 1992. A pintura da escultura é uma sobreposição das artes do trio: “uma em cima da outra, sem precisar pedir permissão”, assim como ocorreu no Movimento Manguebeat, que “misturava tanto as coisas, que transformava numa coisa só”.

Especificações Técnicas

  • Estrutura metálica, com revestimento parcial em resina de poliéster e fibra de vidro, tratamento e pintura automotiva e pintura artística dos artistas do Vacilantes;
  • Dimensões 11mx6m;
  • Iluminação 05 refletores de led de 100 watts;
  • Execução pela Forma Propaganda.