Recife na Rota do Futuro
As pessoas no centro de tudo
Compromisso com a transparência
Reconhecida como a capital mais transparente do país, segundo a Controladoria-Geral da União (CGU), o Recife dá novos passos para o planejamento e o controle ao tornar pública esta Rota do Futuro. Projetos e ações prioritários, junto com cada investimento realizado, são mencionados de forma clara, apontando o caminho a ser alcançado. Com o caminho à vista, e ações transparentes, é possível fazer a cidade seguir em frente.
Clique para baixar
Uma iniciativa inédita
O Plano Estratégico do Recife é uma ferramenta que possibilitará, tanto aos servidores quanto à sociedade civil, o acompanhamento de todas as iniciativas desenvolvidas, conferindo ainda mais sentido ao modelo de Gestão de Resultados adotado pela Prefeitura. Uma iniciativa inédita na administração pública da nossa cidade, fazendo com que o Recife abra passagem para outros caminhos, tendo como marco zero um novo ponto de partida: as pessoas no centro de tudo.
Recife vai além
Com um conjunto de medidas inovadoras, Recife abriu passagem para a melhoria decisiva da sua condição fiscal, cumprindo pré-requisitos importantes na ampliação da sua capacidade de investimento. Será possível injetar um aporte de até R$ 1,5 bilhão nos próximos três anos, destinados a esse conjunto de ações previstas nesta Rota do Futuro. É este olhar à frente, pautado pela escuta antes de planejar e de executar, que permite que este Plano Estratégico do Recife 2021-2024 seja indutor de uma cidade em um novo patamar.
A população participa - Todos pelo Recife
Parte fundamental para a construção de uma cidade melhor para todos e todas, o programa Todos Pelo Recife reconhece o papel do cidadão como um elemento corresponsável pela gestão da cidade. O objetivo do programa foi estruturar os espaços democráticos de diálogo junto à sociedade, necessários para fortalecer e ampliar a participação social, a transparência das ações, a prestação de contas públicas e a satisfação do cidadão-usuário em relação às iniciativas desenvolvidas pelo poder público.
O Conselho Estratégico
O Conselho Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Recife (CEDES/Recife) foi instituído em março de 2021 para atuar como uma instância permanente e representativa de escuta para a formulação de políticas públicas. A primeira plenária e a consulta às conselheiras e conselheiros do CEDES/Recife influenciaram o resultado final do Planejamento Estratégico e resultou, entre outros encaminhamentos, na criação imediata da Câmara Temática da Educação.
Clique para baixar
Planejamento Estratégico - Metodologia
O processo de elaboração do planejamento estratégico da Prefeitura do Recife para os anos de 2021 a 2024 foi norteado pela decisão de adotar na administração pública o conceito de Gestão por Resultados (GPR). O trabalho se desenvolve em diversas etapas, envolvendo cerca de 400 servidores, bem como os cerca de 12 mil recifenses que participaram das etapas de consultas públicas. Como resultado, produziu o PPA Participativo 2022-2025, o Mapa da Estratégia - Recife na Rota do Futuro e o Plano Estratégico do Recife 2021-2024.
Mapa da Estratégia
Recife na Rota do FuturoClique para baixar
Ferramenta visual de gestão, cujo objetivo é comunicar de forma mais eficiente e dinâmica a estratégia da Prefeitura, o Mapa apresenta a identidade organizacional da gestão (missão, visão e premissas) e os seus objetivos ao longo dos próximos anos. Baseada na metodologia Balanced Scorecard (BSC), retrata todas as etapas do planejamento estratégico implementado e é uma importante ferramenta para a estruturação da estratégia a ser colocada em prática nesta Rota do Futuro.
Plano Estratégico do Recife
Recife na Rota do FuturoClique para baixar
O Plano Estratégico apresenta a todo o universo da gestão da Prefeitura do Recife, instituições que dialogam com ela e a população a estruturação detalhada sobre os programas, iniciativas estratégicas, indicadores e metas elaborados para serem executados até 2024. Todo esse detalhamento é apresentado ao longo de 12 eixos estratégicos, contidos em quatro grandes dimensões estratégicas, que refletem, para a administração municipal, a necessidade da obtenção de resultados efetivos para avançar na construção de uma cidade com mais igualdade de oportunidades para todos.